Breaking Posts

6/trending/recent
Type Here to Get Search Results !

Inscreva-se no YouTube

O esquema do Milan

O Milan de Carlo Ancelotti já jogou no 4-4-2 e no 4-5-1. O que muda no 4-5-1 é a presença de um meia-atacante que funciona também como um segundo atacante. Explicando melhor, esse 4-5-1 bem poderia ser caracterizado como um 4-4-1-1, esquema tático muito usado no futebol italiano. Falo mais sobre isso em outro post.



Atualmente, o Milan joga no 4-4-1-1. Na linha de quatro defensores, apenas um dos laterais avança. No jogo de domingo, contra o Catania, esse lateral foi Marek Jankulovski pela esquerda. Muitas vezes é Zambrotta, que joga nas duas laterais e como terceiro zagueiro pelos lados.

No ataque, o time pode atuar com dois ou apenas um. Quando joga com um centroavante, um dos meias encosta no ataque, atuando como segundo atacante. No jogo de domingo, Kaká foi o segundo atacante. Com dois avantes, Kaká joga como o meia-de-ligação. Lembrando apenas que Kaká não é um armador, mas um condutor de bola. Nessa função, ele cobre um espaço bem maior do campo, trazendo a bola conduzida do meio até o ataque.

Com Gattuso, o time atua com dois volantes de contenção jogando paralelamente, à frente do armador (Pirlo) e da defesa. Contra o Catania, o time contou apenas com Ambrosini como volante de contenção, Seedorf (esquerda) e Beckham (direita) como meias e Pirlo como volante-armador. Esse é o ponto mais interessante do Milan, que pode contar com um armador da qualidade de Pirlo. O armador joga recuado, a maior parte do tempo atrás do volante, ou dos volantes, de contenção. Pirlo é um jogador lento, mas que faz excelentes passes e lançamentos. Jogando atrás do (s)volante (s), ele tem espaço e tempo para armar as jogadas. Comparando com o futebol americano, ele seria uma espécie de quarter-back, protegido pelos volantes marcadores.

Quando joga com Ronaldinho Gaúcho, há um revezamento entre ele e Seedorf na meia-esquerda, com Seedorf atuando como meia pelo centro — ou como volante pela esquerda — e Ronaldinho sendo segundo atacante pela esquerda. Sem Seedorf, Ronaldinho faz a armação pela esquerda. Nesse time, Pato é sempre o atacante pelo centro quando está em campo.

Postar um comentário

1 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.
Vinícius disse…
Para mim o meio do Milan joga assim.
Beck----Pirlo----Ambro

---Kaká--------Seddorf

Isso desde o ano em que foram campeoes.