Breaking Posts

6/trending/recent
Type Here to Get Search Results !

Inscreva-se no YouTube

Esquema tático do Atlético de Madrid

No segundo jogo de classificação para a fase de grupos da Copa dos Campeões da Europa 2009/2010, o Atlético de Madrid venceu o Panathinaikos por 2 a 0. Na primeira partida, o Atlético de Madrid já havia vencido por 3 a 2 e, assim, está classificado. O Atlético de Madrid atuou no 4-1-3-2, mas com um dos meias sempre voltando como segundo volante quando necessário.

Análise tática

A defesa do Atlético de Madrid contou com Heitinga na lateral direita, Juanito como zagueiro pela direita, Ujfalusi como zagueiro pela esquerda e Antonio López na lateral-esquerda. Embora subisse esporadicamente, Heitinga priorizou a marcação enquanto Antonio López ficou mais livre para avançar pela esquerda.

(Clique na imagem para ampliar)

Paulo Assunção foi o único volante de marcação, mas contou com o auxílio de Raúl Garcia na faixa central do campo. Garcia foi um meia que voltava para marcar como um segundo volante. No segundo tempo, Garcia foi substituído por Cléber Santana. Maxi Rodríguez atuou como meia pela direita, mais recuado que Simão, que foi um meia-atacante pela esquerda, chegando muitas vezes ao ataque, principalmente pelo lado do campo.

Na frente, Fórlan (direita) e Kun Agüero (esquerda) formaram um ataque rápido e muito técnico. Nenhum dos dois atuou como centroavante fixo, ambos priorizaram a condução de bola a partir da intermediária em velocidade.

Essa formação deu liberdade para a atuação de Simão pela esquerda, que podia aparecer como um atacante. Por ter muitos jogadores técnicos no time, o Atlético de Madrid pôde priorizar a posse de bola. Esse tipo de estratégia só é possível quando se tem muitos jogadores com boa qualidade no passe. O que chega a ser surpreendente, já que jogava em casa e poderia até perder (lembrando que o time venceu a primeira fora de casa por 3 a 2).

Leia também:

Esquema tático do Manchester United.

Esquema tático do Panathinaikos.

Esquema tático do Real Madrid. Jogo contra o Rosenborg.

Esquema tático do Real Madrid com Kaká e Cristiano Ronaldo.

Esquema tático da Internazionale de Milão. Primeira rodada do Campeonato Italiano.

Esquema tático do Liverpool.

Esquema tático do Tottenham.

Esquema tático do Milan. Pré-temporada 2009/2010.

VÍDEO: análise do esquema tático do Barcelona.

VÍDEO: Esquema tático do Manchester United.

Análise tática do Manchester United Campeão Inglês 2009.

Análise tática do Barcelona Campeão Espanhol 2009.

Análise tática da Internazionale de Milão Campeã Italiana 2009.

Análise tática do Wolfsburg Campeão Alemão 2009.

VÍDEO: Animação gráfica com as variações táticas da Holanda de 74.

ESQUEMAS CLÁSSICOS. Holanda 2 x 0 Uruguai. Análise tática.

ESQUEMAS CLÁSSICOS. VÍDEO: Análise tática da Seleção Brasileira da Copa de 1982.

INTERATIVO: Esquema tático da Seleção Brasileira de 1982. Análise tática interativa.

* Fiz a mesma análise para o blog português Portal Futebol, onde podem ser encontradas notícias de clubes europeus e as capas dos principais jornais da Europa.

Postar um comentário

2 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.
João Caniço disse…
Marcelo, acho que este esquema táctico do Atlético resulta bastante bem em virtude das características dos seus jogadores. Penso que o jogador nuclear é Paulo Assunção, extremamente discreto, mas terrivelmente eficaz, oferece uma profundidade defensiva notável ao quarteto ofensivo, através de um posicionamento irrepreensível e de uma excelente saída para a contra-ofensiva.
Aguero e Forlan não são jogadores fixos, movimentam-se bastante na frente, abrindo espaço, não só para eles, como também para a entrada dos alas, Simão e Maxi, dois jogadores bastante talentosos e velozes.
Só para concluir acho que um médio de transição mais criativo e com mais chegada na área do que Raul Garcia seria o ideal para os 'colchoneros', não que o jovem espanhol seja mau jogador, longe disso, mas um médio ofensivo de 'vistas largas' seria o ideal para alimentar os 4 homens da frente.
Abraços
Eduardo Junior disse…
Grande Marcelo, você recomeçou a colocar esquemas táticos de clubes europeus, eu estou pegando alguns, e colocando no meu blog, mais é claro, eu creditei a você, é só acessar o meu blog. (http://europafootball.blogspot.com/2009/08/esquema-tatico-do-atletico-madrid-blog.html)